Roteiristas iniciantes: como entrar no mercado audiovisual - Roteiro Audiovisual e Escrita Criativa

14/02/2020

Roteiristas iniciantes: como entrar no mercado audiovisual

O Brasil não possui uma indústria audiovisual como a existente nos EUA e em outros lugares. Apesar disso, o mercado brasileiro está em crescimento e a Lei da TV Paga aumentou a demanda por profissionais da área do audiovisual. Mas continua em pauta a seguinte questão: que caminho seguir para conseguir entrar no mercado audiovisual brasileiro?

O que mais se ouve dizer por aí é que não existe uma fórmula, ou uma forma fixa que funcione para todos, falando especialmente para roteiristas. No entanto, alguns sites e portais, como o Writer's Room 51 , por exemplo, tem dicas relevante aos novos roteiristas que desejam ingressar no mercado brasileiro.

Em uma entrevista com a roteirista e produtora Bia Crespo, intitulada "Como Navegar no Mercado de Roteiro", você pode conhecer a trajetória dela em busca da mudança de função, de produtora à roteirista e como ela fez seus primeiros contatos dentro do mercado, compartilhando dicas muito relevantes.

Bia Crespo - Writer's Room 51

Em outro post da Writer's Room 51, "como fazer bons contatos no mercado audiovisual", o produtor Brian Medavoy compartilha seu plano de networking, dividido em três fases:


  • 1ª - Criar uma Lista
  • 2ª - Pesquisa
  • 3ª - Entrar em contato


Cada fase é explicada em detalhes no post, vale a pena conferir e colocar em prática. E para completar, Bill Labonia explica como abordar produtores neste artigo publicado em seu site, Roteirista Empreendedor, onde ele também fala sobre a ferramenta chamada carta de apresentação. Em outro artigo ainda ele explica como criar um currículo de roteirista, com um modelo para se inspirar.

Bill Labonia - Roteirista Empreendedor













E-mail de Apresentação

O vídeo abaixo foi produzido para o mercado literário, no entanto, as dicas ensinadas valem para qualquer área de trabalho. A partir dos quinze minutos de vídeo, a autora, a editora Flávia Iriarte, explica e apresenta um modelo de e-mail de apresentação com base em técnicas de marketing que ajudam a captar a atenção do interlocutor. Informação muito útil a qualquer profissional de qualquer área.


Com as dicas dos posts acima é possível traçar um caminho de entrada para o mercado audiovisual brasileiro. Se você já tentou algo assim ou tem uma dica diferente para contribuir com quem está iniciando carreira, compartilhe nos comentários.

Nenhum comentário:

@templatesyard