Classificação dos Planos segundo a distância entre a câmera e o objeto filmado:
Grande Plano Geral (GPG): planos bastante abertos, com a função de situar o espectador no ambiente em que a
sequência irá se desenvolver.
Plano Geral (PG): possui a mesma função do GPG, mas, de forma um pouco mais reduzida. Pode ser difícil
identificar a presença dos personagens logo de cara.
Plano Geral Aberto (PGA): utiliza-se da mesma mecânica
do Plano Geral para mostrar um ambiente que é muito
grande, onde a presença do personagem ou da ação não é tão importante. Dessa forma, o plano adquire valor dramático, destacando a solidão, por exemplo. Mas é também um plano descritivo.
Plano Conjunto Aberto (PCA): enquadra um cenário, contextualizando o local onde ocorre a cena e mostra quais personagens participam dela.
Plano Geral Fechado (PGF): é utilizado para mostrar a
ação do ator em relação ao cenário onde a sequência está sendo gravada. Tem a
função de mostrar a interação do personagem com o ambiente em que está
inserido.
Plano Médio (PM) ou Plano Inteiro: um
único personagem é enquadrado da cabeça aos pés, deixando pequeno espaço acima
da cabeça e abaixo dos pés, mas mostrando um pouco do cenário pelas laterais. É um plano onde interessa principalmente a ação. Tem um valor narrativo, mas começa a obter potencial dramático.
Plano Americano (PA): mostra o
personagem dos joelhos para cima, dando mais ênfase a ele do que ao cenário. Tem valor narrativo e dramático.
Primeiro Plano (PP): o personagem é enquadrado do peito
para cima, para mostrar características, intenções e atitudes do mesmo. Tem valor dramático ou expressivo.
Meio Primeiro Plano (MPP): o intermediário entre o Plano
Americano e o Primeiro Plano, tem os mesmos objetivos destes dois planos, mas
focaliza o personagem da cintura para cima.
Primeiríssimo Plano ou Close-Up: mostra
o rosto inteiro do personagem, definindo a carga dramática
do ator. Também pode ser usado em objetos e ações, por exemplo:
Uma mão pegando o telefone. Tem maior valor dramático ou expressivo.
Plano-Detalhe (PD) ou Cut UP: enquadra uma parte do
rosto ou do corpo. Também usado para objetos
pequenos, como uma caneta sobre a mesa, por exemplo. Um dos objetivos desse
plano pode ser intensificar enfaticamente a carga dramática de uma sequência,
ou, enfatizar ações e objetos que não ficam muito evidentes em uma cena com um
dos outros enquadramentos.
Over the shoulder (OS): caracteriza-se por uma câmera sobre o ombro de um ator.Ângulo muito utilizado como contra-campo e para
estabelecer o que o personagem está vendo. Também é bastante usado em entrevistas. No Cinematográfico há um post sobre "O Conceito de Planos Correspondentes", para compreender em profundidade a função do over the shoulder.
Classificação segundo a duração do plano
Plano relâmpago: dura menos de um segundo,
correspondendo quase a um piscar de olhos. Há também planos que duram um pouco mais.
Plano-sequência: é um plano tão longo que pode corresponder a uma sequência inteira de um filme. Assista uma análise dos planos-sequência de Steven Spielberg. Ative as legendas em português, caso precise.
Classificação de acordo com os ângulos
Ângulo vertical
Câmera Zenital ou Plongeé Absoluto: a câmera é
colocada no alto do cenário, apontando diretamente para baixo. É um ângulo que
denota fraqueza, humilhação, insignificância, dependendo da sequência de
imagens que você está gravando.
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Fonte: http://bit.ly/2soUmOF |
Câmera Alta, Picado ou Plongée: a câmera
está posicionada acima do objeto filmado, em um ângulo superior, enquadrando de
cima para baixo e dando a impressão de achatamento ou inferioridade.
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Fonte: http://bit.ly/2soUmOF |
Ângulo Normal: a câmera está situada na mesma altura do
olho do ator, vendo o ambiente como este.
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Fonte: http://bit.ly/2soUmOF |
Câmera Baixa, Contra-Picado ou Contra-plongée: câmera
colocada abaixo do objeto faz com que o espectador veja a cena de baixo para
cima. Ao contrário da
câmera alta dá a impressão de superioridade, denota poder. Transmite a força do personagem. Quanto mais perto do personagem, mais dramatismo.
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Fonte: http://bit.ly/2soUmOF |
Câmera Contra-Zenital ou Contra-Plongeé Absoluto: a
câmera aponta diretamente para cima.
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Fonte: http://bit.ly/2soUmOF |
Ângulo horizontal
Frontal: é o plano em que a câmera filma o personagem ou objeto de frente, à altura dos olhos. Dá ideia de igualdade entre a personagem e o espectador.
Fonte: http://bit.ly/2d2AgS1 |
Lateral ou perfil: a personagem é vista de lado. A
câmera forma um ângulo de aproximadamente 90 graus com o nariz da pessoa
filmada. O perfil pode ser feito à esquerda ou à direita.
Fonte: http://bit.ly/2d2AgS1 |
Fonte: http://bit.ly/2d2AgS1 |
Plano de 3/4: ângulo intermediário entre o frontal e o
lateral, assim chamado porque mostra aproximadamente ¾ do rosto do personagem. A
câmera forma um ângulo de aproximadamente 45 graus com o nariz da pessoa
filmada. Essa posição pode ser realizada com muitas variantes.
Fonte: http://bit.ly/2d2AgS1 |
Outros ângulos de câmera
Câmera na diagonal: Gera um desequilíbrio na imagem criando uma tensão interna. É usada para revelar estados de desequilíbrio.
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Fonte: http://bit.ly/2soUmOF |
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Fonte: http://bit.ly/2soUmOF |
Segundo o projeto Primeiro filme, a combinação do PLANO, da ALTURA DO ÂNGULO e do LADO DO ÂNGULO determinará o seu ENQUADRAMENTO. Alguns exemplos abaixo. No site você pode ter mais informações.
Meio primeiro plano, contra-plongée, ¾. |
Plano americano, contra-plongée, quase perfil |
Vlw,me ajudou muito no meu trabalho de artes
ResponderExcluirFico feliz!
ExcluirPodiam citar a fonte?
ResponderExcluirOlá, a fonte está descrita abaixo das fotos: http://bit.ly/2soUmOF
ExcluirInfelizmente o site da fonte não está mais no ar.